Os jogos estimulam a criatividade, propiciam interação entre os alunos e promovem momentos de diversão. Por isso, estão sempre entre os recursos buscados pelos educadores para o trabalho em sala de aula, que pode ser usado a favor de um processo que objetive a construção de pensamento lógico nos alunos e o protagonismo deles na construção de estratégias de resolução de problemas.

Quando bem elaborados e utilizados, os jogos são uma boa opção para fazer os alunos participarem mais das aulas e favorecem aqueles que têm dificuldade de entender conteúdos passados da forma tradicional. Pensando nisto, o Blog Educação separou algumas dicas de jogos que podem facilitar e melhorar o aprendizado em matemática. Confira:

 Shisima

Esse é um Jogo de estratégia, criado no leste africano. Ele consiste em alinhar três peças da mesma cor em uma das retas. As melhores jogadas para ambos os lados produzem empate, mas a rapidez nas jogadas pode levar ao erro.

 

Mancala

É um jogo muito jogado ao redor do mundo, algumas vezes chamado de jogo de semeadura ou jogo de contagem e captura,  já  que  foi  inspirado  nas  tarefas agrícolas. Se revela como um jogo estratégico e inteligente, que pode ser construído dos mais variados materiais.

 

Torre de Hanói

O jogo é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, movendo um disco de cada vez, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

 

Sudoku

É um jogo de lógica e raciocínio, interessante para se treinar o cérebro, pois é necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes numa tabela 9×9, constituída de subgrades de 3×3 quadrados, chamadas de regiões. O jogo começa com algumas casas já preenchidas por números. O jogador tem a tarefa de completar as casas restantes com algarismos de 1 a 9, sem repetir  nenhum deles nas linhas e nas colunas, nem dentro da mesma região.

 

Quadrado Mágico

É um antigo quebra-cabeça numérico, formado por uma tabela quadrada de números, onde a soma de cada coluna, de cada linha e das duas diagonais devem ser sempre iguais. Jogando com as sementes os alunos faziam as somas e mudavam de casa quando necessário, com mais facilidade. Após conseguir o resultado esperado, registraram as quantidades colocadas em  cada quadradinho usando os algarismos de 1 a 9.

 

 

 

SRE Uberlândia

Rua Coronel Severiano , 351 - A

Bairro Tabajaras

Uberlândia / MG CEP: 38400-228

Telefone (34) 3253 9234