Ao longo de cada ano letivo, procuramos incentivar os alunos do sexto ano a lerem os livros literários que estão disponíveis na biblioteca escolar e realizamos diversas atividades pedagógicas a fim de tornar a leitura mais significativa.

Dentre as atividades, destacamos a roda de leitura, pois é o momento no qual fazemos perguntas aos estudantes sobre a história lida e a correlação com a realidade. Nestas aulas, os alunos expõem seus conhecimentos sobre o mundo e reconstroem os significados sobre o que é ser leitor.

Para tanto, “mergulhar” na palavra escrita é um desafio, pois o hábito da leitura depende, primeiramente, de assegurar o acesso aos livros. Temos um acervo razoável em nossa biblioteca, mas, ao questionarmos nossos alunos sobre os livros que tinham em casa, percebemos que são poucos os que têm algum livro ou outro material de leitura impresso.

Surgiu, então, a ideia de presentearmos os estudantes e seus familiares com livros literários, gibis, revistas e materiais informativos sobre temas relacionados aos projetos desenvolvidos na escola.

Entramos em contato com editoras e empresas para verificar a possibilidade de doações e conseguimos mais de duzentos livros literários novos. Conseguimos, também, por doações da comunidade, algo em torno de cem revistas e gibis usados.

Pensamos em como iríamos embalar o presente oferecido. Então, decidimos trabalhar, na Semana de Educação para a Vida, a reutilização de sacolas de papel e caixas de sapato, fazendo um trabalho artístico com desenhos e colagens para fomentar a consciência ambiental.

No sábado, 23 de novembro, dia da culminância dos trabalhos, organizamos os exemplares em mesas para que os alunos, pais e demais visitantes pudessem escolher os seus presentes e as embalagens.

Para nossa satisfação, todos os livros, revistas e gibis foram escolhidos. Não sobrou nenhum para contar história...

 

Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras

Professora: Fablinne Marani

Supervisora: Janes Maria Ferreira

Projeto realizado em 23/11/2019.

 

 

SRE Uberlândia

Rua Coronel Severiano , 351 - A

Bairro Tabajaras

Uberlândia / MG CEP: 38400-228

Telefone (34) 3253 9234