ATL é expedido, no mínimo, em 30 dias, podendo aumentar o prazo dependendo da demanda. Serão autorizados a lecionar, os candidatos que atenderem às condições previstas nas legislações vigentes, quanto à escolaridade mínima exigida para o exercício de professor, cuja formação deve ser condizente com a necessária para lecionar o conteúdo pretendido.
 
Antes de iniciar o pedido de ATL é fundamental que o candidato leia com atenção RESOLUÇÃO SEE Nº 4.920, DE 06 DE OUTUBRO DE 2023 e os procedimentos estabelecidos por esta Superintendência Regional de Ensino com base na legislação vigente.

O documento tem validade de um ano (ano vigente, até 31/12). De posse desse documento, o candidato poderá se inscrever para concorrer às convocações nas escolas onde haja edital divulgado com abertura de vagas, conforme Resolução vigente.
 
Os procedimentos para aquisição do ATL são realizados exclusivamente pela internet. O primeiro passo será o preenchimento do formulário eletrônico através de um dos links abaixo onde devem ser informados os dados, as matérias que deseja lecionar e anexar a documentação comprobatória solicitada.

 Para se habilitar à convocação temporária para o ano de 2024, o candidato deverá estar obrigatoriamente inscrito e classificado em listagem única, na função/componente curricular/área de conhecimento/curso por município, conforme  Conforme Instrução Complementar 1 - SEE/SGP - GABINETE e § 4º do Art. 3º da Resolução SEE/MG 4.920/2023.
 
 Para solicitar o ATL, o candidato que estiver cursando a graduação, deverá apresentar declaração de matrícula do curso de graduação referente ao ano 2024.
   

O FORMULÁRIO NÃO É VÁLIDO PARA ATUAÇÃO NA REDE MUNICIPAL E/OU PRIVADA DE ENSINO

  • Professor outras redes/órgãos - O contato com a Superintendência ocorre exclusivamente pela a unidade privada de ensino ou pelas secretarias municipais de educação. As regras são as estabelecidas na Resolução CEE nº 488/2022.
 

As análises das solicitações ocorrem por ordem de protocolo. A equipe técnica responsável pela análise faz todo o contato por e-mail. 

 

Após a análise, se o pedido for deferido, será enviado e-mail informando dia e hora em que seu ATL estará disponível para entrega.

Havendo alguma irregularidade na documentação ou informação inconsistente, o processo de análise será interrompido, o pedido indeferido e o candidato será cientificado pelo e-mail cadastro no formulário.

No que tange às autorizações para cursos técnicos, não serão aceitos pedidos para cursos que não sejam oferecidos na SRE de Uberlândia.

 

 

Quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail sre.uberlandia.cat@educacao.mg.gov.br  

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Uberlândia

Rua Coronel Severiano , 351 - A

Bairro Tabajaras

Uberlândia / MG CEP: 38400-228

Telefone (34) 3253 9234